Ao passar pela posição de equilíbrio, o bloco continua se movimentando até atingir a posição 20 cm do anteparo, e a partir desse ponto retorna, movimentando-se novamente à direita. Lembrando que o experimento está sendo feito em condições ideais, ou seja, sem dissipação de energia, o que acontece a partir daí? Justifique sua resposta utilizando um princípio ou lei física.
Soluções para a tarefa
O bloco realizará o mesmo movimento, passando pela posição de equilíbrio e, chegando na outra extremidade de onde foi solto e esse movimento de vai e volta continuará, já que não há dissipação de energia.
Pelo Princípio da Conservação da Energia Mecânica, sabemos que desprezadas as forças dissipativas e nas condições ideiais, a energia mecânica do sistema será conservada.
A energia mecânica corresponde à soma da energia cinética com a energia potencial. No caso em questão, a energia cinética do corpo na posição de equilíbrio é máxima enquanto a energia potencial elástica equivale a zero.
No ponto de maior elongação (20 cm), a energia cinética é igual a zero, enquanto a energia potencial elástica é máxima.
O bloco permanecerá nesse movimento de vai e vem, com a energia potencial sendo convertida em energia cinética e vice versa.