Ao participar de uma corrida, os batimentos cardíacos e a respiração aceleram. Qual é a parte do sistema nervoso central que promove essa alteração? Por que ela é importante?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bulbo cerebral. A região do bulbo que controla os movimentos respiratórios e os cardíacos chama-se nó vital.O aumento da frequencia respiratoria é importante para aumentar o nivel de oxigenio no sangue e eliminar CO2. Com o aumento da frequência cardíaca conseguimos aumentar ainda mais a circulação do sangue. Com isso, levamos oxigênio ao corpo e "lavamos" o ácido lático (que provoca dor muscular) e impurezas dos tecidos do corpo ainda mais do que quando estamos parados.
Explicação:
Os batimentos cardíacos e a respiração aceleram durante o esforço físico porque receptores do bulbo são capazes de perceber a necessidade de maior oxigenação do sangue. Isso é importante para manter a oxigenação dos músculos e evitar a acidose metabólica.
Controle da respiração e frequência cardíaca pelo bulbo
Quando fazemos grande esforço físico, como em uma ocorrida, a composição química do sangue se altera.
Os músculos retiram grande quantidade de oxigênio do sangue para produzir energia na respiração celular, que tem como resultado o dióxido de carbono, que começa a ser "devolvido" ao sangue também em grandes quantidades.
Consequentemente, o sangue torna-se mais ácido, pois o aumento da concentração de dióxido de carbono no sangue provoca aumento da concentração de íons H+.
A modificação de pH e a alta concentração de dióxido de carbono no sangue são percebidas por quimiorreceptores do bulbo (parte do tronco cerebral), integrante do sistema nervoso autônomo.
Impulsos nervosos são enviados para aumentar a movimentação da musculatura respiratória (promovendo mais ventilação pulmonar) e estimular o nó sinoatrial no coração, para amentar a frequência de batimentos.
Veja mais sobre a respiração aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/47949091
#SPJ2