Matemática, perguntado por monalisacrodrigues, 1 ano atrás

Ao organizar seus estojos de canetas, Joana identificou 5 canetas que não funcionavam e 12 ainda funcionando. Ela então separou as canetas para descartá-las apropriadamente. Porém, sua mãe, sem saber, colocou as canetas novamente no estojo. No dia seguinte, Joana levou o estojo para a escola. Se Joana não sabia que sua mãe havia colocado as canetas no estojo e retirou dele uma caneta, aleatoriamente, qual a probabilidade de ela retirar uma caneta que não funciona?

Soluções para a tarefa

Respondido por rianmartins71
4

Resposta:

5/17

Explicação passo-a-passo:

Ao organizar seus estojos de canetas, Joana identificou 5 canetas que não funcionavam e 12 ainda funcionando. Ela então separou as canetas para descartá-las apropriadamente. Porém, sua mãe, sem saber, colocou as canetas novamente no estojo. No dia seguinte, Joana levou o estojo para a escola.  

Se Joana não sabia que sua mãe havia colocado as canetas no estojo e retirou dele uma caneta, aleatoriamente, qual a probabilidade de ela retirar uma caneta que não funciona?

Resolução

Para calcular a probabilidade de um evento, deve-se identificar o espaço amostral (Ω), ou seja, todos os resultados possíveis, e os eventos favoráveis (A), ou seja, todos os casos que atendem às condições impostas para o cálculo da probabilidade.

O espaço amostral é dado pela quantidade de canetas que estão no estojo, que é 5 + 12 = 17 canetas. A quantidade de casos favoráveis é igual à quantidade de canetas que não estão funcionando, que é 5. Assim, a probabilidade de Joana retirar uma caneta que não funciona é igual a:

5/17

Perguntas interessantes