Ao observar o mapa da hierarquia urbana do Brasil, verificamos que São Paulo (SP) é classificada como grande metrópole nacional. Abaixo de São Paulo estão Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ), ambas classificadas como metrópoles nacionais. Além dessas cidades, algumas capitais de estados, como Manaus (AM), Fortaleza (CE), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS), além de Campinas (SP), são consideradas metrópoles. Quais características essas cidades tem em comum, que fazem com que tenham um papel de destaque na hierarquia urbana brasileira?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As cidades citadas e classificadas como metrópoles, metrópoles nacionais ou grande metrópole nacional, tem em comum o fato de terem se desenvolvido mais que as cidades ao redor, concentrando serviços (bancários, educacionais, de saúde e financeiros, dentre outros) e comércio, com a presença de sedes de grandes empresas, o que fez com que ampliassem suas relações de troca e passassem a influenciar um número muito maior de cidades ao redor, dentro do mesmo estado, cidades de outros estados e até mesmo passassem a exercer uma influência em escala nacional, como é o caso de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF).
Dentro da rede urbana as cidades estabelecem relações de hierarquia entre elas e são classificadas de acordo com o nível de importância que exercem na rede. Assim, quanto mais a cidade se desenvolve e amplia sua relação de troca com as cidades ao redor, mais influente ela se torna e mais alta será a posição que irá ocupar na hierarquia urbana.Explicação: