Ao observar o contexto que levou à Guerra de Secessão nos Estados Unidos, o texto acima faz referência à
A
tensão entre os comerciantes do Oeste e os industriais do Leste.
B
tensão entre imigrantes pobres do Oeste e os latifundiários sulistas.
C
divisão entre parlamentares confederados e as autoridades sulistas.
D
divisão entre a burguesia sulistas e os grandes proprietários de terras nortistas.
E
Soluções para a tarefa
A alternativa que melhor responde a questão é:
D ) divisão entre a burguesia sulistas e os grandes proprietários de terras nortistas.
A guerra de Secessão nos Estados Unidos está relacionada às discordâncias políticas e econômicas da elite agrária burguesa do sul com os ideias da burguesia do centro-norte.
A guerra de Secessão nos Estados Unidos também denominada de guerra civil americana decorre da discordância política e econômica das elites burguesas do sul com as do centro-norte. No sul o foco comercial ainda era a produção de produtos agrícolas voltada para o mercado externo e o uso da mão-de-obra escrava enquanto que a burguesia existente no centro-norte já possuía ideais mais ligados ao sistema capitalista industrial e seu foco era a produção de produtos manufaturados para o mercado interno e externo e uso da mão-de-obra assalariada.
Resposta: tensão entre a sociedade escravocrata sulista e os interesses da burguesia nortista.
Explicação:
A Guerra de Secessão foi um conflito entre a União (nortistas) e a Confederação (sulistas). As diferentes estruturas socioeconômicas do Norte e do Sul podem ser observadas como base para a eclosão da guerra, especialmente às tensões entre a sociedade escravocrata sulista e os interesses da burguesia nortista.