ao narrar o processo de formação do rio grande do sul o autor abordou aspectos culturais, linguísticos, geográficos e históricos do Rio Grande do Sul quais desses aspectos se apresentam no texto em estudo? justifique sua resposta com exemplos do texto
Soluções para a tarefa
- O primeiro aspecto que podemos citar é o fato do título do livro, remeter a origem das famílias da região Sul, principalmente as famílias que fundaram o Rio Grande do Sul.
- O segundo aspecto, é que ao referir-se ao vento na narrativa, fica claro que o autor tenta demonstrar características climáticas do Rio Grande do Sul. Podemos ver isso no trecho “ Mas uma nova sensação de desalento gelado a invadiu quando ela imaginou o filho vivendo naquele descampado, ouvindo o vento, tomando chimarrão”
- A existência de personagens como Ana Terra e D. Henriqueta, também é uma característica. Pois através da personagem o autor descreve características sulinas como no trecho “ Henriqueta começou a servir o chimarrão ao marido e aos filhos. A cuia passou de mão em mão, a bomba andou de boca em boca. Mas ninguém falava.” Repare na menção a tradição do Sul de tomar chimarrão através da ação da personagem.
Os dois aspectos do Rio Grande do Sul apresentados no texto são:
- aspecto histórico, devido à referência à Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos;
- aspecto linguístico, devido ao emprego de termos e expressões regionais, típicos desse estado (pelear, caramuru).
O tempo e o vento
O texto que serve de base a essa pergunta é um trecho de "Um certo capitão Rodrigo", presente no romance O tempo e o vento de Érico Veríssimo.
O trecho se foca na invasão do casarão da família Amaral pelos farrapos, os liberais que lutavam pelo fim da Monarquia no Brasil.
Mais sobre O tempo e o vento em:
https://brainly.com.br/tarefa/17178410
#SPJ3