Ed. Física, perguntado por igortoddynh, 1 ano atrás

Ao microscópio de luz, é possível observar estriações transversais no tecido estriado esquelético, o que confere o nome estriado a seu tecido. A que se deve este fato?

Soluções para a tarefa

Respondido por deslaine
140

As células deste tecido possuem, em abundância, filamentos de actina e de miosina, que se organizam formando as estrias. Correto

Respondido por vchinchilla22
26

Olá!

O tecido muscular estriado esquelético é o tecido comumente referido como músculo estriado é um  composto de fibras longas circundadas por uma membrana celular, o sarcolema.

Essas fibras musculares são células fusiformes alongadas (ou células cilíndricas) que contêm muitos núcleos celulares, e nas quais, quando vistas através de um microscópio, são observados sulcos longitudinais e transversais, que mantêm a mesma espessura em toda a sua extensão, e mais tempo do que os do músculo liso.

O que confere o nome estriado ao tecido, são as células que possuem uma grande quantidade de filamentos de actina e de miosina e estão organizadas de tal forma que é possível observar as estriações transversais no microscópio de luz.

Perguntas interessantes