ENEM, perguntado por damiaomsilveira8994, 10 meses atrás

Ao mesmo tempo em que existe uma pluralidade depontos de vista sobre o passado, múltiplas são as vozes"que nos falam dele. Essas "vozes", ou melhor, essas fontesde informações, estão nos discursos orais e escritos,monumentos, obras literárias, pinturas, obras de arte,objetos cotidianos e mesmo nos corpos preservados ouesqueletos de pessoas de agrupamentos antigos, bem comono DNA de seus descendentes. Portanto, para aprender asmúltiplas vozes do passado, cabe ao historiador definir umenfoque, sem deixar de considerar a existência de outros."(VICENTINO, Cláudio: História geral e do Brasil,/CláudioVicentino, Gianpaolo Dorigo –1a ed – p.11 – São Paulo:De acordo com o trecho anterior, é correto afirmar:a) A pesquisa histórica vive um momento crítico, pois ohistoriador tem cada vez mais dificuldades de selecionarfontes para o seu trabalho.b) Apesar da pluralidade de documentos históricos, é cadavez mais presente entre os historiadores a valorização dedocumentos escritos e oficiais.c) Nos últimos anos, os historiadores têm feito novasabordagens, como também ampliaram a noção do que é umdocumento histórico.d) De acordo com as fontes selecionadas e o método depesquisa empregado, é cada vez mais aceita a ideia decompreensão total e absoluta do passado.e)dCom a nova perspectiva de documento histórico, aoralidade e a história das mentalidades perderam espaço naprodução historiográfica, em virtude da ascensão da históriapolítica.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
0

a) A pesquisa histórica vive um momento crítico, pois o historiador tem cada vez mais dificuldades de selecionar fontes para o seu trabalho.

A pesquisa histórica pode ser considerada um período crítico, pelo fato de que o historiador deve ser capaz de desenvolver habilidades e competências para a seleção de conteúdos verossímeis.

Para isso, a fundamentação teórica deve ser bem empregada, favorecendo o entendimento do autor sobre fontes mais confiáveis.

Perguntas interessantes