Ao mencionar o idioma falado pelos indígenas, gândovo tece um juízo de valor a respeito da organização social do gentil.
Soluções para a tarefa
Resposta:Isso foi uma pergunta?
Explicação:nao entendi a pergunta. Uma dica : para indicar ao leitor que se trata de uma pergunta, comece com um pronome interrogativo ( quem; qual ) ou termine com um ponto de interrogação ( ? )
Sim, o explorador Pero de Magalhães Gândavo tece juízo de valor acerca do idioma falado pelos chamados gentis, ou indígenas, visto que as barreiras linguísticas que os separavam dos portugueses, fazia com que ele os entendesse como selvagens, bárbaros, assim como eram os povos que não se comunicavam efetivamente com os romanos.
Os juízos de valor expressos por Pero de Magalhães Gândavo no Tratado da Terra do Brasil
Gândavo era mais um dos exploradores incumbidos de registrar o que fosse visto no então território brasileiro, porém, ao contrário de Pero Vaz de Caminha, ele se mostrou muito mais preconceituoso ao olhar para os povos nativos a partir de sua condição europeia teoricamente superior.
Assim, preceitos de comunicação o fizeram julgar erroneamente tais povos, pois não entendiam e não se faziam completamente entendidos para os portugueses devido ao idioma falado.
Segue um trecho do Tratado da Terra do Brasil, de Pero de Magalhães Gândavo:
Outros fugirão pera o sertam e assi ficou a terra desocupada de gentio ao longo das Povoações. Algumas aldeas destes Indios ficarão todavia orredor dellas, que sam de paz e amigos dos Portuguezes.
Aprenda mais sobre o Tratado da Terra do Brasil, de Pero de Magalhães Gândavo: brainly.com.br/tarefa/5692932
#SPJ2