Ao longo dos últimos anos, o setor agroalimentar apresentou um desempenho bastante positivo em termos de produção, produtividade, volume de exportação e peso na balança comercial. Para os atores do agronegócio brasileiro (produtores, empresas, entidades de representação, etc.), além de alguns estudiosos, este resultado se deve ao intenso processo de desenvolvimento técnico-científico em que o modelo produtivo está inserido. Para eles, este desempenho bem-sucedido se atribui, quase que exclusivamente, à iniciativa privada e ao empreendedorismo dos agentes envolvidos. Disponível em: . Acesso em: 02 mai. 2019. (Adaptado) Por meio do cenário sobre a evolução do setor agroalimentar, fica claro que os agentes envolvidos neste processo na visão de especialistas, se refere interinamente a iniciativa privada. Diante desta posição, analise as afirmativas sobre o papel do estado no setor: I. O estado sempre deve estar intervindo direcionando o preço e a produção
Soluções para a tarefa
Apesar de você ter esquecido de colocar o restante da pergunta, deixarei algumas considerações que podem te ajudar na resolução dela.
O papel do Estado no setor agrícola deve ser de incentivo para o cultivo e comercialização da produção rural. Na prática, esse incentivo pode ser caracterizado pelo perdão de dívidas (anistia) ou por financiamentos com juros bem baixos.
Não é papel do Estado intervir diretamente na formação dos preços, uma vez que este papel é realizado pelas unidades produtivas, que são fundamentais no estudo da Microeconomia.
Estas unidades produtivas são representadas por:
indústrias - empregam as famílias, fabricam e comercializam bens de consumo (duráveis e não duráveis) para toda a sociedade.
famílias - as famílias representam a demanda no mercado de bens e serviços. Como consequência da frequência desta demanda, os preços dos produtos e serviços podem variar.
Cuide-se bem!