Ao longo do tempo, os fatores que interferem na escolha da localização de uma indústria variam de importância, podendo inclusive surgir novos fatores. Explique a diminuição da importância, nos dias de hoje, da localização das indústrias nas proximidades de recursos energéticos. Em seguida, indique uma ação do Estado que pode exercer influência na instalação de uma unidade fabril.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A diminuição da importância da localização da indústria próxima às fontes de energia se dá em razão da evolução dos meios de transporte, como no caso modal dutoviário que garante transporte de combustíveis a preços baixos.
O Estado pode exercer influência na instalação de uma fábrica por meio da concessão de subsídios, incentivos fiscais, doações de área de instalação, investimentos em infraestrutura, planejamento do sistema de transporte garantindo rápido escoamento da produção, tecnificação da mão de obra, dentre outros.
(●RESPOSTA●)
No passado, a decisão de instalação de unidades fabris estava limitada à proximidade de fontes de energia, o que podia ocasionar a concentração da produção em determinadas regiões de países. Nos dias de hoje, em função de avanços nos meios de transporte e nas tecnologias de distribuição da energia elétrica, a instalação de indústrias não precisa levar em conta a proximidade de recursos energéticos como petróleo, carvão e gás natural, pois estes podem ser transportados por longas distâncias e em grandes quantidades. Note-se que o Estado é um agente que influencia na instalação de indústrias, a partir de ações, como as seguintes: doação de terrenos para a edificação de fábricas; concessão de vantagens e isenções fiscais às empresas; oferta de financiamentos a juros menores para os setores industriais; receptividade a investimentos produtivos estrangeiros; realização de obras de infraestrutura nos setores de água, energia e transporte; criação de legislação trabalhista e ambiental com maior ou menor permissividade.
ヽ(^。^)丿