“Ao longo do século XX, o acesso à escola foi se ampliando para os distintos grupos antes excluídos no processo do ensino formal do país. Com isto, foram oferecidas oportunidades para as mulheres estudarem, o que hoje se reflete em uma vantagem para elas, na maior parte dos indicadores educacionais. Contudo, tal vantagem não se reflete de forma consistente no mercado de trabalho, na qualidade da integração da população feminina nesse espaço potencialmente produtor de autonomia econômica e social. Um longo caminho ainda é preciso percorrer para que se assegurarem condições igualitárias de ingresso, permanência, ascensão e remuneração profissional feminina no mercado. Durante todo o século XX e início do século XXI as lutas pela igualdade de gênero, étnico-racial e também pelo respeito à diversidade têm sido constantes. Todavia, o predomínio de atitudes e convenções sociais discriminatórias, em todas as sociedades, ainda é uma realidade tão persistente quanto naturalizada. O Brasil tem conquistado importantes resultados na ampliação do acesso e no exercício dos direitos, por parte de seus cidadãos. No entanto, há ainda imensos desafios a serem enfrentados e vencidos, quer do ponto de vista objetivo, como a ampliação do acesso à educação básica e de nível médio, quer do ponto de vista subjetivo, como o respeito e a valorização da diversidade”.
CRUZ, Maria Helena Santana. Refletindo sobre a diversidade de gênero no campo da educação. Saberes em Perspectiva. Jequié, v. 2, n.2, p.13-32.jn/abr 2012.
Nesse contexto, analise as afirmações seguintes:
I - Há uma vantagem para as mulheres quando se analisa a maior parte os indicadores sociais, resultado das lutas do Movimento Feminista por igualdade de direito e de relações de gênero.
II - Há uma vantagem para as mulheres na maior parte dos indicadores educacionais, embora quando analisamos a realidade concreta, essa vantagem não se mantem, notadamente no que diz respeito ao âmbito do trabalho.
III - O Brasil tem conquistado muitos avanços no acesso à educação básica e nível médio, como o respeito à diversidade, mas ainda há conquistas a serem efetivadas, como os direitos da mulher no mundo do trabalho.
IV - Embora a discriminação seja uma realidade no Brasil, a luta pelo direito à diversidade tem sido uma constante desde o século XX.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A ALTERNATIVA 3 ELA ESTA MAIS EXPLICADA
Respondido por
3
Alternativa 5. As mulheres têm seus direitos apenas no papel, enquanto na prática ainda continuam com o mesmo sofrimento. Vemos que o Brasil avançou quando se diz "temos escolas pra toda faixa etária. A luta pela a liberdade de sexo no Brasil hoje em dia é normal em nossa sociedade, portanto os LGBTS tem apoio do governo federal em todas suas decisões.
Perguntas interessantes