Ao longo do século XX, as trajetórias de camponeses, trabalhadores rurais e trabalhadores sem-terra forjaram lutas sociais diversificadas, lutas pela terra, pelo valor do produto e pelos direitos do trabalho, reivindicando uma ampliação dos direitos de cidadania e contribuindo para o inconcluso processo de democratização da sociedade brasileira. Multiplicam-se, assim, as experiências para pensar uma "outra agricultura", em termos de alternativas tecnológicas, sociais e culturais, visualizando, a partir das lutas sociais, a criação de relações sociais democráticas no espaço agrário.
BRUMER, A.; SANTOS, J. V. T. dos. Estudos agrários no Brasil: modernização, violência e lutas sociais (desenvolvimento e limites da Sociologia Rural no final do século XX). Revista Nera, n. 9, 2012.
As lutas do meio rural brasileiro, de acordo com os autores, resultaram em
a) modernização técnica dos cultivos.
b) migração incentivada dos empregados.
c) restrição governamental dos direitos civis.
d) reconhecimento identitário dos campesinos.
e) desenvolvimento econômico do agronegócio.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Por intermédio do evidenciado acima, em se tratando das lutas que podemos observar no meio rural brasileiro, certamente podemos compreender que como resultados relevantes temos a presença de um grande a larmante processo de migração como consequência.
Isso porque uma grande quantidade de camponeses certamente ficou desempregada em decorrência do processo de disputas e conflitos agrários, certamente. Logo, letra b.
Perguntas interessantes
Sociologia,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás