História, perguntado por silvamayra1165, 9 meses atrás

Ao longo do século XVI, a igreja católica enfrentou situações de crise. Esse cenário, em algumas partes da Europa, abriu caminho para a Reforma protestante.



A) identifique as causas dos conflitos ideológicos que colocavam, de um lado, a igreja católica e, do outro, a monarquia centralizada e a burguesia ascendente na Europa.



B) elenque os principais fatores que configuraram a crise interna da igreja católica.

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
156

A) Os principais conflitos entre a Igreja Católica, a Monarquia em relação a classe burguesa que estava em ascensão foi o fato de que a última não aguentava mais sustentar as outras duas classes. Já que era sempre a Plebe que acabava pagando a maior parte dos impostos e taxas.

No caso da Igreja com a Monarquia foi que existia um conflito de poder, onde o Rei deveria ser o soberano absoluto mas como a Igreja Católica tinha muita força, em algumas assuntos ela até poderia passar por cima da autoridade da coroa.

B) Tudo começou por causa da venda de indulgência, onde basicamente as pessoas pagavam para terem seus pecados perdoados o que não foi bem visto por muitas pessoas.  

Também teve a questão da venda de artigos considerados sagrados, as missas que eram feitas em latim e que ninguém entendia direito. E a divisão entre as igrejas do Ocidente e do Oriente.

A proibição do casamento do reapresentante religioso. Além de que muitos individuos estavam inconformados com varias atitudes da igreja o que abriu espaço para novas religiões, como foi o caso da Protestante que se iniciou com o processo da Reforma.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Perguntas interessantes