História, perguntado por ChristianFontenele1, 1 ano atrás

Ao longo do século XIX, vários países praticaram uma política de expansionismo imperialista que interferiu na trajetória histórica de sociedades em todos os continentes. Sobre esse processo, assinale a única alternativa correta.

( a ) O expansionismo, nesse momento, estava associado ao desenvolvimento da industrialização e à expansão do capital financeiro, o que significava ampliar o mercado consumidor, garantir o controle sobre áreas fornecedoras de matérias-primas estratégicas e encontrar novas áreas de investimento.


( b ) A principal justificativa desse expansionismo foi a idéia de ciclização, tendo os povos conquistados acolhido os conquistadores como seus salvadores frente a um destino de pobreza e miséria.

( c ) A relação econômica entre a metrópole e a colônia estava baseada na prática do monopólio comercial que os primeiros exerciam sobre os segundos.

( d ) O controle das áreas coloniais nesse momento obedecia a uma lógica econômica e, por isso, não houve significativos deslocamentos de população entre as regiões metropolitanas e coloniais.

Soluções para a tarefa

Respondido por trajanus
62
Letra A. A B está errada por dizer que os conquistados tratavam os imperialistas como salvadores, quando na verdade ocorria o oposto. A C erra por resumir a neocolonização apenas ao monopólio no contexto do século XIX e de crescimento do capitalismo financeiro. Já a D é incorreta pois houve, sim deslocamentos de grandes contingentes populacionais, principalmente no sentido metrópole-colônia.

ChristianFontenele1: obrigado, boa noite
Perguntas interessantes