Ao longo do processo evolutivo dos mais diferentes seres vivos, perceber e se orientar no meio onde se vive foi e ainda é considerado um avanço, pois auxilia o organismo a encontrar alimento e também a fugir de predadores, bem como a buscar ambientes mais adequados para a sua sobrevivência. Com relação às estruturas responsáveis por receber os estímulos do meio e auxiliar os peixes a se orientarem no ambiente aquático, assinale a afirmativa incorreta:
(A)
Nos peixes cartilaginosos, como nos tubarões, as ampolas de Lorenzini são importantes órgãos capazes de detectar variações na temperatura, salinidade e correntes elétricas. Órgão muito utilizado nos momentos de caça, assim como as narinas, capazes de perceber o cheiro do sangue das presas a centenas de metros de distância.
(B)
Os peixes ósseos são desprovidos de sistemas de orientação e percepção do meio, por isso são entendidos como menos adaptados ao ambiente e à predação do que os peixes cartilaginosos. No entanto, apresentam um importante órgão para a manutenção da flutuação: a bexiga natatória.
(C)
A bexiga natatória, presente em alguns peixes ósseos, além de auxiliar na manutenção do peixe na coluna da água, funciona como um flutuador no deslocamento vertical na água, dando origem aos pulmões nos peixes ditos pulmonados. Nos tubarões esse controle é realizado pela quantidade de óleo presente no fígado.
(D)
Os peixes, de maneira geral, apresentam a linha lateral, um importante conjunto de sensores que detecta pequenas vibrações causadas por outros animais.
(E)
Os peixes possuem olhos capazes de formar imagens, narinas para detectar substâncias químicas e otólitos, estruturas auditivas que auxiliam no equilíbrio do animal na água.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
a incorreta é a letra D
Perguntas interessantes
História,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás