Psicologia, perguntado por sthefanyalves436, 9 meses atrás

Ao longo do desenvolvimento biopsicossocial e cognitivo essas áreas se relacionam entre si. Analise as afirmativas que articulam
pesquisas envolvendo as questões biológicas e cognitivas.
I. Estudos revelam que a falta de alimentação saudável no período gestacional e nos dois primeiros anos de vida não acarretaram
déficit cognitivo.
II. Os estudos apontam que a alimentação é um fator fundamental para o desenvolvimento neurológico, cognitivo e neuromotor do
individuo.
III. Estudos salientam que após o nascimento, o desenvolvimento do cérebro continua por mais duas décadas, e essa plasticidade
neurológica permite a intervenções nas crianças de áreas carentes com algum déficit cognitivo, trazendo bons resultados.
É correto apenas em que se afirma:
A
Todas estão corretas
B
Somente ale Il estão corretas
C) Somente alle lll estão corretas
Somente a III está correta
Somente al está correta
E​

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissuam
7

Resposta: C - Somente II E III estão corretas

Respondido por Leticia140778
3

Quanto ao desenvolvimento biopsicossocial e cognitivo é possível definir como correta as alternativas II e III estão correta, portanto, Letra C.

A importância da alimentação saudável durante a gestação

Os três primeiros meses de gestação são importantíssimos para o desenvolvimento do feto e seu fortalecimento, portanto torna-se importante que a mãe se alimente de forma balanceada para que seu bebê possa crescer e nascer sadio.

Os cuidados essenciais com a alimentação, durante a gestação, irão influenciar o desenvolvimento neurológico, cognitivo e neuromotor do feto, por isso o uso do ácido fólico e também do ferro são muito recomendados pelos médicos.

Uma alimentação saudável refere-se ao uso de:

  • carboidratos;
  • proteínas;
  • açucares (naturais);
  • gorduras(naturais).

A mãe também deve se ater ao:

  • cálcio;
  • zinco;
  • ômega-2;
  • vitamina A;
  • vitamina B12.

A influência da alimentação irá afetar ate mesmo a plasticidade cerebral.

Entendendo a plasticidade cerebral

De acordo com o neurocientista francês Stanislas Dehaene o cérebro humano pode se modificar através do passar do tempo. Tal modificação poderá ser positiva ou negativa.

É importante entender que a plasticidade do cérebro está interligada ao funcionamento neuronal, sendo assim, os cuidados com os neurônios poderá influenciar a saúde neural.

Os cuidados com a alimentação, atividade física, a leitura, são aspectos importantes para que os neurônios possam se reestabelecer. Com o passar do tempo as conexões que ocorrem através das sinapses vão enfraquecendo, porém, se houver cuidados, essas conexões poderão se regenerar configurando a plasticidade neuronal.

Portanto, o desenvolvimento psicossocial e cognitivo do feto vai depender dos cuidados realizados durante a gestação e após a mesma também.

Saiba mais sobe o desenvolvimento psicossocial e cognitivo: https://brainly.com.br/tarefa/47630786

Anexos:
Perguntas interessantes