Ao longo de um exercício fiscal, que normalmente se inicia em janeiro e é concluído no último dia de dezembro de cada ano, a empresa apresenta inúmeras operações contábeis financeiras, como por exemplo: compra e venda de mercadorias, pagamentos de fornecedores, salários e financiamentos bancários, recebimento de valores dos clientes, realiza aquisições para o imobilizado e incorre em várias outras despesas para manutenção de suas atividades operacionais.
A empresa Máquinas e Equipamentos Ltda foi adquirida, recentemente, por um grupo de sócios que não conhecem as funções do Balanço Patrimonial, pois possuem experiência na área técnica na indústria.
Você como contador da empresa terá que explicar como é o processo de apuração do Balanço Patrimonial ao final do exercício fiscal.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Contabilidade, como um sistema de informação, deve estar o tempo todo atualizada, ou seja, contabilizando todas as operações que ocorrem diariamente, ou até mesmo online, caso disponha de um sistema integrado.
Mensalmente, deve-se levantar os Balancetes mensais de verificação e realizar as conciliações necessárias e as correções, tempestivamente.
Trabalhando dessa forma, podemos considerar que a mesma estará sempre atualizada em relação à situação patrimonial e financeira da entidade.
Ao final do exercício, é preciso fazer os lançamentos de encerramento que constituem em:
- verificar se todas as provisões foram realizadas. As provisões são eventos que ainda não ocorreram, mas a contabilidade consegue determinar com razoável grau de certeza o seu valor e quando serão realizadas, como provisão para férias e 13º Salário e provisão para perda de créditos.
- verificar se a contabilização das despesas não desembolsáveis (sem saída de caixa) como depreciação, amortização e exaustão, foram corretamente processadas.
- determinar se a empresa teve lucro ou prejuízo e, de acordo com a legislação fiscal, fazer a provisão e a contabilização dos tributos incidentes sobre o lucro.
- fazer o encerramentos das contas de receitas, custos e despesas, de forma a apurar o resultado do exercício, e transferir este resultado para o Patrimônio líquido.
Após estes lançamentos, emitir o Balancete final de verificação e dar início à montagem do Balanço patrimonial, dentro das normas aplicáveis.
Explicação: