Ao longo de todo o desenvolvimento do software,devem ser aplicadas atividades de garantia dequalidade de software (GQS), entre as quais seencontra a atividade de teste. Um dos critériosde teste utilizados para gerar casos de teste é odenominado critério dos caminhos básicos, cujonúmero de caminhos pode ser determinado combase na complexidade ciclomática.Considerando-se o grafo de fluxo de controleapresentado na figura ao lado, no qual os nósrepresentam os blocos de comandos e asarestas representam a transferência de controle,qual a quantidade de caminhos básicos quedevem ser testados no programa associado a esse grafode fluxo de controle, sabendo-se que essa quantidade éigual à complexidade ciclomática mais um?A 1. B 3. C 4. D 7. E 8
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A alternativa correta é a letra c).
A complexidade ciclomática (V(G)) desse grafo de fluxo de controle pode ser estimada analisando a figura. Sabendo que V(G) = R, sendo R o número de regiões do fluxo de controle, temos que R = 3 (regiões (1, 2, 3), (3, 4, 5) e (5, 6, 7).
Como explicitado no próprio enunciado, o número mínimo de caminhos para ser testados nesse programa é de V(G) + 1, ou seja, neste caso específico, N = 3 + 1 = 4, sendo N o número de caminhos.
Portanto, a alternativa correta é a letra c).
Perguntas interessantes