Pedagogia, perguntado por rodriguesjo653, 10 meses atrás

Ao longo de nossas aulas percebemos que as atividades experimentais podem contribuir para a superação de obstáculos na aprendizagem de conceitos científicos, de modo que o papel do professor ao longo das atividades é imprescindível para o sucesso das experimentações em sala de aula. Neste prisma, Carvalho (2007) propõe uma sequência de 7 passos para que as atividades de cunho experimental possam ocorrer, sendo eles respectivamente: (1) o professor propõe o problema; (2) agindo sobre os objetos para ver como eles reagem; (3) agindo sobre os objetos para obter o efeito desejado; (4) tomando consciência de como foi produzido o efeito desejado; (5) dando as explicações causais; (6) escrevendo e desenhando; (7) relacionando atividade e cotidiano. Considerando essas informações, e de acordo com os conhecimentos agregados no decorrer de nossa disciplina, escreva sobre a relação fundamental entre a etapa 1 e 3, ou seja, entre o professor propor o problema e os alunos agirem sobre os objetos para obter o efeito desejado, responda porque estas etapas estão interligadas, ou seja, qual a razão de não serem


luziapaiva2015: Alguém já fez essa atividade?
taisguazzelli: Alguém tem a resposta?
wilmacamilo8: Na pagina 161 e 162 do livro

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
17

As etapas 1 e 3 são fundamentais, pois o aluno primeiro aprende o conceito, em seguida, passa a fazer experimentos com aquele objeto apresentado pelo professor.

As etapas são interligadas para que o aluno consiga absorver o conhecimento proposto pelo professor. Caso contrário, teria dificuldade para entender sobre Conhecimento Físico.

Por ser uma matéria em que os alunos têm mais dificuldade, é fundamental apresentar primeiro a teoria, em seguida, fazer uma relação com o dia a dia.

A sua tarefa apresenta as etapas de uma aula de Conhecimento Físico.

É importante seguir conforme apresentado, passos de 1 ao 7, para que o aluno não "atropele" o aprendizado.

O professor não pode simplesmente chegar na sala de aula e pedir para que os alunos expliquem sobre o objeto apresentado.

O seu papel é apresentar primeiro a teoria, depois a prática. Por isso ele deve mostrar o conceito, e por fim, fazer uma relação com o que foi passado com o cotidiano do aluno.

Abraços!


GabsBacon333: excelente resposta!
Respondido por JessicaMeiraSouza
0

Antes de mais nada é importante que compreendamos o conceito de uma atividade de cunho experimental.

Uma atividade experimental tem como objetivo colocar em prática os conhecimentos aprendidos durante o conhecimento teórico e a partir daí, utilizar ferramentas e meios para comprovar os estudos absorvidos.

A relação faz menção exatamente a este vínculo entre a teoria - o professor propondo o problema - e a prática - agir sobre objetos para obter o efeito desejado.

Para que o resultado final seja no mínimo satisfatório, não há como utilizar um sem o outro. Não há como praticar, experimentar sobre um objeto sem o conhecimento da teoria, sem sua conceituação e sem saber suas propriedades e usabilidade.

Da mesma forma acontece com a teoria. Conhecimento teórico sem a prática não passa de obesidade mental.

Podemos fazer uma relação, por exemplo, ao aprendizado de uma matéria para vestibular ou concurso e ao final não praticarmos com os exercícios. Será apenas acumulo de informações.

Espero ter ajudado!

Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/20341810

Anexos:
Perguntas interessantes