Lógica, perguntado por smanesco2, 11 meses atrás

Ao longo da Unidade, vimos que os produtos não são desenvolvidos e mantidos pela empresa de forma isolada. Um produto é comparado e relaciona-se a outro dentro de um portfólio de produtos. Para que possa aflorar a riqueza dessa análise de comparações e relacionamentos, utilizam-se modelos de portfólio, sendo que um dos mais tradicionais e importantes é a Matriz BCG.

Considere os dados a seguir, de uma empresa fictícia, a qual atua fabricando e alugando móveis estofados e móveis de aço, além de cadeiras para escritório, e uma pequena atividade de fabricação de peças para máquinas de outras empresas:

*Vide quadro figura*

Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pede-se que o estudante classifique os produtos dessa empresa numa matriz do tipo Boston Consulting Group. Elabore comentários com recomendações a respeito de cada um dos itens.




Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
39

Produto A - móveis estofados: possuem um baixo crescimento anual com alta participação de mercado, em que se classifica como “vaca leiteira”.

Produto B - móveis de aço: apresenta alto crescimento, mas baixa participação, podendo ser classificado como “menino-prodígio”.

Produto C - aluguel de Mesa e Cadeiras: pode ser classificado como “estrela”, possuindo alto crescimento e participação.

Produto D e E - componentes diversos/cadeiras de escritório: devido sua baixa participação e baixo crescimento, podem ser classificados como “abacaxi”.

Bons estudos!

Respondido por brunocardosobr
13

Resposta:

Na Matriz BCG podemos classificar os produtos citados da seguinte forma:

O produto A por ter baixa porcentagem no crescimento anual do mercado, não necessita de grandes investimentos. E a alta porcentagem na participação de mercado da empresa  gera altos lucros. Então é classificado como  "Vaca leiteira" , o quadrante é localizado na parte inferior do lado esquerdo na matriz BCG.

O produto B é classificado como "ponto de interrogação" pois tem uma alta porcentagem no crescimento anual do mercado  e baixa porcentagem na participação de mercado da empresa, então esse produto exige altos investimentos e apresenta baixo retorno sobre ativos e tem baixa participação de mercado. Na matriz esse produto está localizado no quadrante da parte superior e do lado direito.

Já o produto C é considerado "estrela" pois suas características na tabela indicam que exige grandes investimentos e é referência no mercado, gerando receitas e desfrutando de taxas de crescimento potencialmente elevadas. Fica frequentemente em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa. Entretanto, a participação de mercado deve ser mantida, pois pode-se tornar numa "vaca leiteira" se houver perda de mercado. Seu quadrante na matriz está localizado na parte superior do lado esquerdo.

E por fim temos os dois produtos D e E classificados como "Abacaxi", estes devem ser evitados e minimizados numa empresa. Cuidado com os caros planos de recuperação. Invista se for possível na recuperação, senão desista do produto. A baixa participação de mercado gera poucos lucros, mas estes estão associados a um baixo investimento devido ao crescimento do mercado praticamente nulo. A avaliação destes produtos deve ser feita de maneira a conseguir posicioná-los de maneira mais atrativa e rentável para a empresa, ou mesmo abandoná-los, quando a rentabilidade não seja de todo possível. Na matriz eles estão localizados  na parte inferior do lado direito.

Perguntas interessantes