Ao longo da unidade, verificamos a importância da análise quantitativa das bacias hidrográficas enquanto ferramenta na gestão sustentável e otimizada dessas áreas. O hidrograma é uma metodologia de análise quantitativa, que leva em consideração a forma e o volume de escoamento superficial gerado por uma chuva excedente sobre uma dada área de drenagem (PORTO, 1995). Nesse contexto, observemos os valores sobre o escoamento superficial (Qs) em relação ao tempo (t), em dada região, localizada na região hidrográfica do Paraguai. Realize uma pesquisa sobre um hidrograma unitário de uma bacia hidrográfica de aproximadamente 20 km2, que tem a chuva efetiva com um intervalo de tempo descrito.
Diante da resposta obtida, faça uma análise crítica sobre o uso do hidrograma unitário enquanto ferramenta.
Referência
PORTO, R. L. L. Escoamento Superficial Direto. In: TUCCI, C. E. M.; PORTO, R. L. L.; BARROS, M. P. (Orgs.). Drenagem Urbana. Porto Alegre: Ed. da Universidade; Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 1995. (ABRH de Recursos Hídricos, v. 5).
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O hidrograma é responsavel pelas mediações que envolvem certas saídas realizadas da bacia, conhecida como exutório. Após, de maneira imediata, se questiona a ocorrência da chuva e, portanto, da vazão que tem como inicio o aumento e a reflexão da chegada da água.
A resposta que podemos obter de uma bacia quanto a seu evento de chuva e sua dependencia a caracteristicas físicas são as caracteristicas de duração e de intensidade da chuva.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás