Ao longo da Unidade, nós estudamos diversos pontos interessantes e um deles se refere à condição de flutuação de objetos. O empuxo sobre um corpo é diretamente proporcional ao volume do fluido que este corpo desloca. É uma força sempre vertical, apontada para cima, conforme o Princípio de Arquimedes. Quando o empuxo é igual ao peso do objeto, ele pode flutuar no fluido. Se o peso do objeto superar o empuxo, ele necessariamente afunda. Considere um cubo de dimensões V=L3 , de arestas iguais e densidade absoluta ρb (e que não é oco). O fluido onde o bloco se encontra possui densidade: ρf. Qual é a altura deste bloco que ficará submersa? Se conhecemos a densidade do fluido, podemos calcular a densidade de diversos blocos usando a relação entre a parte submersa e a parte que fica acima do nível do fluido.
Soluções para a tarefa
Utilizando relação de empuxo e peso, temos que a altura submersa é de L . ρb/ρfm note que se a densidade do objeto for maior que a do liquído, então a altura será maior que L, logo, ele afundará.
Explicação:
Temso que a força peso desta caixa será de:
Pois volume vezes densidade é massa.
E o empuxo é calculado por:
Onde Vs é o volume submerso.
Quando você joga no liquido, ele boia se o empuxo se igualar com o peso:
Note que ambos os volumes tem mesma base, a unica diferença é a altura do volume submerso, então podemos reescrever este volume como:
Onde h é a altura submersa. Assim cortando os L:
Isolando h:
Asim temos que a altura submersa é de L . ρb/ρfm note que se a densidade do objeto for maior que a do liquído, então a altura será maior que L, logo, ele afundará.