Ao longo da trajetória escolar dos alunos, a participação das famílias deve ser estimulada constantemente, pois colabora com os professores no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem junto aos estudantes e com a gestão da escola como um todo. Suponha que você é especialista em Gestão Escolar e coordenador pedagógico em uma escola pública municipal de Ensino Fundamental, com cerca de mil alunos, situada em bairro de classe média. Acompanhe a seguinte situação: Descrição da imagem não disponível Você deve apontar para esses novos professores: a) Onde estão se equivocando na comunicação com os pais dos estudantes. b) Temas possíveis desses registros que estabelecem a comunicação entre a escola e as famílias de seus alunos.
Soluções para a tarefa
A) Por ser uma escola de classe média, o poder aquisitivo dos pais pode ser em alguns momentos maior do que os indivíduos que compõe o corpo docente, uma problemática estrutural que desfavorece o trabalho do educador.
O erro de comunicação normalmente está associado a falta de relação de proximidade entre os pais e o educador, gerando assim algumas situações de impasse.
B) Dentre os temas possíveis para que seja estabelecida uma comunicação mais efetiva é importante que o corpo docente promova um número maior de reuniões entre pais e professores, que os resultados e problemáticas dos alunos sejam apresentados a fim de gerar uma união entre as partes.
Resposta:
a) Devo instruir os novos professores que os registros não devem ser somente utilizados quando existam problemas de ordem disciplinar, como se funcionassem como punição aos alunos, devendo abordar também outros aspectos.
b) Devo deixar claro que, além das questões relacionadas a conflitos e indisciplina, existem outros temas que compõem esses registros e atos comunicativos entre a escola e as famílias que são produzidos pelos professores, como reconhecimentos de atitudes de destaque e mérito do estudante, questões de ordem administrativa relacionadas às regras da escola, bilhetes de incentivo e afeto, lembranças dos projetos trabalhados e de como os pais podem se inserir, informações sobre o rendimento escolar do estudante, entre outros.
Explicação: