Ao longo da Idade Média, a Europa Ocidental conviveu com duas civilizações, as quais muito se deve nos mais variados campos. Essas duas civilizações, bastante diferentes da Ocidental, contribuíram significativamente para o desenvolvimento experimentado pelo Ocidente, a partir do século XI, e para o advento da Modernidade no século XV.
a) Quais foram essas civilizações?
b) Indique suas principais características.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A>)O enunciado da questão faz referência aos povos pertencentes à civilização árabe e bizantina.
B>)São povos que se desenvolveram de forma independente em relação ao mundo medieval experimentado no contexto da Europa Ocidental. Entre outros pontos, podemos ver que bizantinos e muçulmanos firmaram a sua civilização através de uma conjuntura econômica mais fortemente ligada ao comércio e desenvolveram concepções religiosas visivelmente autônomas em relação à tendência centralizadora observada no catolicismo romano.
Explicação:
Acho q e isso!!
Resposta:
A) Essas civilizações são o Império Bizantino e o Império Islâmico, principalmente o Império Bizantino, que foi fonte de riqueza comercial para o Ocidente e também uma barreira física que segurou por vários séculos possíveis avanços militares em direção ao ocidente, como foi o caso dos próprios muçulmanos.
B) Por localizar-se numa rota entre o ocidente e o oriente, o Império Bizantino possuiu grande poder e desenvolvimento econômico. Além disso, o cristianismo, a filosofia e a língua grega foram outras características dos bizantinos.
Os islâmicos eram politeístas, adorando animais e plantas. A cidade de Meca era um centro religioso por abrigar o templo onde se encontrava a Pedra Negra, um possível meteorito tido como sagrado, que ficava guardado na Caaba, junto a várias imagens dos demais deuses.