Ao longo da história, vários modelos foram apresentados que explicavam como o átomo estava estruturado. Sobre estes modelos podemos afirmar que: *
(A) Desde a primeira proposta, o modelo atômico continua igual até hoje.
(B) Diversos modelos foram apresentados o que comprova a evolução dos estudos científicos.
(C) Os modelos atômicos não sofreram nenhum tipo de alteração ao longo da história.
(D) Os modelos atômicos contribuem pouco para o estudo da matéria.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra B
Explicação:
A evolução dos modelos atômicos ocorreu por meio do avanço tecnológico e de experimentos realizados por alguns cientistas, tais como Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr.
Resposta: A letra b está correta.
Explicação: O estudo dos átomos é algo que pode ser considerado antigo e recente ao mesmo tempo. Enquanto eles eram estudados ainda na época de Leucipo e Demócrito (isso era, mais ou menos, 559-450 a.C.), naquela época não eram necessários experimentos, um modelo atômico poderia ser construído apenas com ideias filosóficas. Apesar disso, eles acertaram que as partículas se movimentam e interagem para formar a matéria. Muitos estudos vieram após isso, e foi acreditado por muito tempo que um átomos tinha um núcleo maciço e positivamente carregado, o que não é possível, pois não possibilitaria a eletricidade (já que a eletricidade necessita de partículas positivas e negativas, possibilitando, assim, que elas circulassem entre si e gerassem eletricidade), além de que se fosse uma esfera maciça, os prótons (partículas positivas) se repeliriam. É para isso que os nêutrons (partículas neutras) são necessárias no núcleo junto aos prótons, nêutrons estes propostos por Rutherford, e comprovados por James Chadwick em 1932.
Por este motivo, alternativas a e c estão incorretas, até porque o que o átomo mais sofreu ao longo da história foram alterações. Letra d está incorreta pois o átomo, basicamente, constitui/é a matéria, então não faz sentido dizer que ele não contribui para o estudo da mesma.