Ao longo da história surgiram alguns modelos para explicar o processo saúde-doença. Este processo representa um conjunto de relações e variáveis que condicionam e produzem o estado de saúde e doença de uma população, mas que varia nos diversos momentos históricos e culturais da humanidade. Sobre os modelos estudados, assinale a alternativa correta
Soluções para a tarefa
Olá!
Parece que você esqueceu das alternativas.
a.
O modelo biomédico apresenta como característica limitante o cuidado restrito à compreensão do equilíbrio entre os humores.
b.
O modelo xamanístico tem como característica limitante os fatores biológicos individuais colocados em segundo plano.
c.
O modelo biomédico tem como característica potencial a base do conhecimento científico moderno, além de refutar a concepção de doença de causas sobrenaturais.
d.
O modelo sistêmico está aliado as concepções dos modelos biomédico e fragmentário.
e.
O modelo xamanístico relaciona o homem e o ambiente na teoria dos humores.
Dessa forma, a resposta correta é c. O modelo biomédico tem como característica potencial a base do conhecimento científico moderno, além de refutar a concepção de doença de causas sobrenaturais.
O modelo biomédico compreende uma visão completamente mecanicista do proceso saúde-doença, uma vez que o paciente torna-se passivo em todo o processo, ausente de liberdade de expor seus sentimentos e emoções de acordo com a doença.
Em outras palavras, trata-se de um modelo bastante refutado, pois desnaturaliza a humanização da doença, em que o médico atua como "curador", de uma forma objetiva e racional.