Ao longo da história, o homem foi aprendendo a sobreviver através do trabalho de suas mãos. As principais fases da histórias do trabalho foram: trabalho primitivo, trabalho escravo, trabalho feudal, trabalho capitalista e trabalho socialista comunista.
Você sabe qual é a História do Trabalho? Esse assunto é mais comum do que pensamos e existem questões que são frequentes sobre esse tema no ENEM e em outros vestibulares.
Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo sobre a História do Trabalho para você se preparar para as questões de sociologia do ENEM.
Nesse artigo vamos falar sobre:
A História do Trabalho;
Principais Regimes de Trabalho;
O trabalho na vida do ser humano.
O Trabalho e o Homem
O trabalho teve sua origem no momento em que o ser humano apareceu, a partir da elaboração de ferramentas de pedra, meio pelo qual o homem começou a buscar formas de se alimentar. Desde então, o trabalho passou a fazer parte de uma das necessidades do ser humano.
Pode-se dividir a história do trabalho mediante modo de produção que o ser humano desenvolveu através do tempo, que são os chamados regimes de trabalho: primitivo, escravo, feudal, capitalista e comunista.
Principais Regimes de Trabalho
Trabalho Primitivo
O trabalho primitivo foi o primeiro regime de trabalho onde o ser humano buscava satisfazer suas necessidades básicas, como se alimentar, se abrigar, etc. Esse regime foi o modo de produção nas comunidades primitivas, onde houve o avanço das primeiras ferramentas, que eram construídas de pedra, espinhos e lascas de árvores.
A sociedade primitiva possuía relações de trabalhos igualitárias, onde cada um desenvolvia sua atividade para o bem estar de toda a relação de trabalho. O trabalho primitivo caiu quando o homem começou a plantar e estocar alimentos e riquezas, surgindo novas formas sociais de interação, originando as hierarquias.
Trabalho Escravo

A medida que surgiram novas formas de trabalho, outras relações de poder também apareceram. Os que detinham o poder se tornaram senhores de escravos, que faziam os mais diversos trabalhos.
Essa forma de trabalho teve duração até a queda do império romano, quando esse regime de trabalho perdeu sua legitimidade na Europa Ocidental. A escravidão já não era mais viável economicamente falando, e muito menos socialmente.
Trabalho Feudal

A partir da e do avanço das tribos bárbaras da Europa, surgiu um alto controle social. Através da ruralização da Europa, o trabalho no campo foi ganhando cada vez mais força, surgindo então uma nova ordem social: o feudalismo.
Esse novo sistema tinha o senhor feudal centralizado, onde ele provia para o servo proteção e manutenção das necessidades básicas, enquanto os servos cuidavam das terras pertencentes a ele.
A função de cada uma das partes nesse regime de trabalho era bem estabelecida: o clero era responsável por cuidar da espiritualidade e intelectualidade, a nobreza governava e dava proteção aos servos, que trabalhavam nas terras.
Aprenda mais detalhadamente sobre o Feudalismo.
1 - EM QUAL MOMENTO E CIRCUSTACIAS O TRABALHO SURGE COMO NECESSIDADE NA VIDA DO HOMEM
isabelly26650:
me ajudem e pra hj
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
O trabalho teve sua origem no momento em que o ser humano apareceu, a partir da elaboração de ferramentas de pedra, meio pelo qual o homem começou a buscar formas de se alimentar. Desde então, o trabalho passou a fazer parte de uma das necessidades do ser humano.
Explicação:
Tá no texto
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
Administração,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás