Ao longo da história evolutiva de cada espécie percebe-se que existem padrões de especiação que se repetem em diversos contextos apresentando-se de maneira mutuamente excludente ou em combinações.Acerca dos padrões de especiação e a maneira como atuam sobre a diversidade de espécies responda:
a) Quais os padrões de especiação mais comuns observados na natureza e qual deles pode atuar de maneira mais rápida no isolamento reprodutivo entre duas espécies?
b)Quais modificações ocorridas no clima da terra podem ser utilizadas como justificativas para a biodiversidade observada nos trópicos?
c)Quais mecanismos podem ter contribuído para o elevado número de endemismos em climas desérticos e árticos?
Soluções para a tarefa
a) Na natureza podemos dividir as especiações de acordo com os aspectos demográficos de três formas: especiação alopátrica, especiação simpátrica e especiação parapátrica. Sendo a especiação alopátrica a mais comum e a que ocorre de maneira mais rápida e acontece por conta de isolamento geográfico de uma determinada espécie. A simpátrica não é muito comum e também não pode ser prevista já que depende uma mutação, que não é considerada muito comum.
b) O aumento da temperatura da terra por conta do agravamento do efeito estufa leva a diversas alterações, sejam elas climáticas ou geológicas. A natureza tende a mudar se o clima muda e consequentemente a fauna e flora que as compõe são diretamente afetadas. Migração de animais de uma região para outra por conta de alguma alteração no ambiente torna-se uma maneira importante para o processo de especiação, esses animais irão mudar seu ambiente e com isso suas características também irão mudar.
c) Endemismo é um processo muito comum em plantas, normalmente ocorre em uma região muito hostil e para isso é necessário que aquele organismo apresente estruturas na sua fisiologia que estejam realmente adaptadas para aquela realidade do ambiente. Por conta disso, plantas que são assim dificilmente irão conseguir se adaptar em outro local diferente do que o seu organismo já está adaptado. Exatamente por isso, são espécie encontradas em regiões específicas do globo. Essas espécies são dotadas de mecanismos adaptativos que se desenvolveram com milhares de anos, após muitas seleções naturais.
Espero ter ajudado!!