História, perguntado por Eusoumuitogotoso, 11 meses atrás

Ao longo da história do ocidente, o cristianismo desempenhou papel fundamental na explicação dos processos históricos. No entanto, na história do cristianismo, é possível encontrar doutrinas ou linhas de pensamento contrárias aos dogmas oficiais. Por conta disso os dissidentes fundaram novas igrejas de acordo com suas convicções religiosas. Com relação aos processos de criação de novas igrejas cristãs, assinale a alternativa correta.

a) O difícil relacionamento entre a igreja romana e a bizantina culminou, em 1054, no Cisma do Oriente, quando o patriarca de Constantinopla rejeitou a supremacia da Sé Romana.

b) O grande Cisma do Ocidente foi a ruptura que ocorreu no cristianismo entre 1378 e 1414, motivada por questões políticas entre Avignon e Roma. Esse cisma é o que explica a existência na atualidade de padres e pastores como ministros religiosos.

c) No século XVI, as críticas à isntituição clerical tornaram-se bastante intensas. Partidários da teologia tomista, os reformadores protestantes se contrapuseram à doutrina católica do sacerdócio universal e da predestinação.

d) Embora Martinho Lutero, ex-monge agostiniano, negasse os princípios da salvação pela fé e a livre interpretação da Bíblia, defendidos pela Igreja Católica, o reformador manteve, na Confissão de Augsburgo, o dogma da transubstanciação e o latim como língua oficial de culto.

e) A reforma religiosa acontecida na Inglaterra do século XVI levou à criação da Igreja Anglicana. Essa se igualava em tudo ao calvinismo, pois também negava a presença de imagens sacras em seus templos e a necessidade de um clero.

Soluções para a tarefa

Respondido por laurainsabraldmafra
0

Resposta:

a) O difícil relacionamento entre a igreja romana e a bizantina culminou, em 1054, no Cisma do Oriente, quando o patriarca de Constantinopla rejeitou a supremacia da Sé Romana.

Perguntas interessantes