Ao longo da história da civilização ocidental há um confronto entre os princípios morais, as instituições, e os avanços da ciência. O conhecimento fundado na experimentação é a necessidade da ação para a resolução de problemas que afetam a sociedade humana esbarram, muitas vezes, no apelo moral. Em nossa sociedade este confronto entre a racionalidade e o princípio moral é constante. Aqueles que defendem a necessidade de rompimento com os princípios morais em nome do conhecimento e da funcionalidade se chamam de pragmáticos ou utilitaristas. Julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta sobre esta corrente de pensamento:
1- Os funcionalistas consideram que as descobertas científicas que podem resolver problemas sociais devem ser adotadas mesmo que elas afetem valores morais. Deve-se priorizar a eficiência em nome da moralidade.
2- O funcionalismo considera que as regras sociais tendem a se perverter. Sendo assim, a racionalidade da ação deve ser o condutor da avaliação moral. Devemos crer no que funciona e abolir o que desejamos. O desejo é uma ilusão e a prática uma certeza.
3- Adam Smith, o pai da economia política, considerava nossa busca de sobrevivência através da exploração da natureza pelo homem que seguia as leis naturais. Sendo assim, deveríamos deixar que o desenvolvimento do capitalismo deveria seguir o curso natural da economia.
4- O princípio da moralidade para os funcionalistas, e a religião é um exemplo para eles, deve ser combatida quando atrapalha o desenvolvimento da ciência. Hoje, temas polêmicos que esbarram no discurso moral religioso são um exemplo de limitação que a moral dá a solução dos problemas sociais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
marquei todas as alternativas estão corretas .
Perguntas interessantes