Ao longo da história, as comunidades quilombolas tiveram seus direitos negados. O direito dessas comunidades à educação e à escola apenas recentemente tem sido reconhecido. E, ainda assim, muito timidamente. Segundo o documento que estabelece as Diretrizes para a Organização da Educação Escolar Quilombola (2017), ela será ofertada preferencialmente por estabelecimentos de ensino localizados em comunidades quilombolas, rurais e urbanas, reconhecidas pelos órgãos públicos.São princípios que fundamentam a Educação Escolar Quilombola:
Soluções para a tarefa
A memória coletiva, o direito ao etnodesenvolvimento, a superação do racismo, a territorialidade e o respeito ao processo histórico e a articulação entre os conhecimentos científicos, tradicionais e práticas socioculturais, as tecnologias e as formas de produção do trabalho.
A seguir, analisaremos princípios da Educação Escolar Quilombola:
- Memória coletiva, o direito ao etnodesenvolvimento, a superação do racismo, a territorialidade e o respeito ao processo histórico e a articulação entre os conhecimentos científicos, tradicionais e práticas socioculturais, as tecnologias e as formas de produção do trabalho.
O que é a Educação Escolar Quilombola?
Podemos dizer que esta educação é uma modalidade recente que está no âmbito educacional, estando em vigor desde o ano de 2012. Há a definição, desde este ano, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação dos quilombolas, e por isso pode-se dizer que esta é uma política pública ainda em desenvolvimento, buscando se aprimorar.
Nessa educação, deve-se haver a inclusão do estudo de memória, oralidade, corporeidade e etnodesenvolvimento, que são produzidos pelos quilombolas.
Veja mais sobre a Educação Escolar Quilombola:
https://brainly.com.br/tarefa/13253145
#SPJ2