Ao longo da história, a relação entre Brasil e Argentina nem sempre foi pacífica. Durante os processos de independência desses países, qual foi o primeiro confronto?
Soluções para a tarefa
Resposta:
R=Questão platina(atual Uruguai).
Explicação:
O Brasil(reino unido de Portugal e Algarves) anexou a cisplatina em 1821 , porém perderia tal posse em meio a Guerra da cisplatina(12 de out. de 1825 – 27 de ago. de 1828, no contexto de pós-independência brasileira do império luso ), onde o governo argentino apoiou a região cisplatina a se rebelar e tornar independente do Império brasileiro(tal processo intermediado pela Inglaterra , onde a cisplatina se tornou nas províncias unidas do Uruguai ,onde o mesmo seria um estado tampão), logo a região se tornou muito cobiça por parte dos Argentinos , de tal forma que em 1851 D Pedro II realiza a intervenção contra Oribe(então presidente do Uruguai) e contra Rosas(então presidente argentino), NÃO SOMENTE INVADINDO O URUGUAI E A ARGENTINA(marinha imperial humilhou geral) COMO DESTITUINDO AMBOS OS PRESIDENTES.(vale ressaltar , tal movimento geopolítico resultaria na Guerra do Paraguai).
O mais , para eventuais consultas ,pesquise sobre a invasão do exercito de napoleão e o estado fantoche espanhol da época(1808) em Portugal, bem como da ´´QUESTÃO PLATINA´´.