Ao longo da evolução os animais desenvolveram diferentes estratégias termorreguladoras: a endotermia e a ectotermia. Os ectotérmicos utilizam fontes externas de calor para manter sua temperatura. Já no caso dos endotérmicos a regulação da temperatura é realizada pelo próprio organismo. “A endotermia requer duas características que os ectotérmicos não possuem. Uma delas é o isolamento térmico” (POUGH; JANIS & HEISER, 2008. Adaptado). Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a segunda característica presente nos endotérmicos e ausente nos ectotérmicos e as estruturas que permitem aos endotérmicos um isolamento térmico eficiente: *
1 ponto
alta taxa metabólica e presença de penas ou pelos.
respiração pulmonar e presença de gordura subcutânea.
pele fina, úmida e vascularizada e presença de glândulas epidérmicas.
sangue com hemoglobina e presença de linha lateral.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 ) c) gimnospermas - grãos de pólen / Répteis - ovos com casca.
2) a) Alta taxa metabólica e presença de penas ou pelos.
Explicação:
Google Classroom
Alta taxa metabólica é a segunda característica presente nos endotérmicos. Já as estruturas que permitem aos endotérmicos um isolamento térmico eficiente são as penas ou pelos.
Os animais endotérmicos são aqueles capazes de manter a temperatura do corpo constante usando apenas o próprio metabolismo para produzir calor, sem a contribuição de fatores externos. Para a produção desse calor, os endotérmicos retiram a energia necessária dos alimentos. Portanto, para ser endotérmico uma animal precisa apresentar alta taxa metabólica.
Eles também precisam de estruturas que impeçam a perda de calor (isolantes térmicos), e é aí que entram as penas e os pelos.
Espero ter ajudado!