Ao limitar a maioria dos casais da China continental a um filho, a Comissão Nacional de População e Planejamento Familiar afirma que cerca de 400 milhões de nascimentos foram prevenidos de 1979 em diante.
"Os nascimentos prevenidos na China também são significativos para a preservação dos recursos naturais e meio ambiente em todo o mundo", diz o professor Yuan Xin, do Instituto de População e Desenvolvimento, parte da Universidade Nankai. "Mas esse mérito poderia ser desperdiçado caso a população chinesa viesse a consumir de modo incansável, como fazem os ocidentais, dado o tamanho da população do país".
Os dados oficiais demonstram que o consumo per capita chinês é 20% inferior ao dos Estados Unidos. Caso fossem iguais, o uso total de energia na China seria quatro vezes maior que o norte-americano.
De acordo com Yuan, o governo chinês reconheceu o potencial de consumo excessivo e adotou políticas que encorajam uma economia e estilo de vida "verdes". Promoveu o fechamento de indústrias poluentes e que consomem energia intensamente, desencorajou a compra de automóveis por meio de diversas medidas, promoveu a separação do lixo reciclável e a conservação de água e energia, e proibiu a distribuição de sacolas plásticas.
O texto revela os resultados das práticas de controle do crescimento e do modo de vida da população chinesa promovidas pelo governo. Entretanto, como um possível problema ou efeito colateral futuro dessa política, podemos citar:
b) Problemas relacionados à previdência social e à aposentadoria, em virtude da inversão da pirâmide etária da população.
b) Verdadeiro
Explique ..
Soluções para a tarefa
Resposta:
B
Explicação:
a) Falso – não há relação entre o controle de natalidade chinês e as disparidades regionais do país;
b) Verdadeiro – como a expectativa de vida da população chinesa é elevada, a diminuição de nascimentos (e, futuramente, de pessoas jovens) em face do aumento de idosos pode provocar sérios problemas previdenciários futuros.
c) Falso – não necessariamente o nacionalismo de um país aumenta ou diminui em face à globalização.
d) Falso – em economia, apenas o aumento desordenado do consumo pode gerar aumentos sucessivos de inflação, nunca o contrário.
Ao limitar o número de filhos, a China pode provocar efeitos econômicos prejudiciais ao futuro do país, pois com a limitação do número dos nascimentos e o aumento da expectativa de vida, ocorrerá um desequilíbrio na pirâmide etária, com aumento de idosos e redução de jovens.
Com a diminuição do número de nascimentos, no futuro haverá também a redução da mão de obra disponível para trabalhar. Com o aumento da expectativa de vida, haverá mais gastos com a saúde e com a previdência social, o que levará o governo a aumentar a arrecadação de impostos para suprir seus gastos.
A redução do número de pessoas no mercado de trabalho, dificulta a maior arrecadação do governo, trazendo grande problema para as finanças do país, que precisar ser analisado com antecedência, sendo um grande desafio para o governo chinês.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/47312597