Ao lado dos estudos sociais, a educação moral e cívica reforçava esse sentimento nacionalista que encobria as disparidades econômicas e sociais acentuadas pela política econômica. Os estudos sociais propostos e apresentados pelas obras didáticas eram, diferentemente das propostas de sociólogos como Darcy Ribeiro (...), uma simplificada e reduzida história e geografia, sem profundidade conceitual, justificada por uma “inserção do aluno na comunidade” de maneira a se adaptar e se acomodar ao sistema. (Circe Bittencourt. Identidades e ensino da história no Brasil. In: Mario Carretero et al. Ensino da história e memória coletiva) O exposto no fragmento é uma referência ao contexto: 1,0 a- República Velha (1889 – 1930). b- Estado Novo (1937 – 1945). c- democracias populistas (1945 – 1964). d- Ditadura Militar (1964 – 1985).
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra d- Ditadura Militar (1964 - 1985)
Explicação:
É correta a alternativa D, tendo sido a difusão da disciplina de "Moral e Cívica" uma das formas de justificar, por meio dos sistemas públicos de educação, o regime militar enquanto sistema político.
O esvaziamento das ciências humanas das escolas públicas trouxe um problema sério para o aprendizado das gerações educadas nas décadas de 1960, 1970 e 1980, pois faltou acesso adequado a disciplinas como História, Geografia, Filosofia e Ciências Sociais. Hoje estas disciplinas foram legalmente restabelecidas no currículo das escolas públicas brasileiras, de modo que apesar das grandes dificuldades que as escolas ainda enfrentam, o currículo foi, ao menos em teoria, recuperado.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/19978785