ENEM, perguntado por wholivia4058, 11 meses atrás

Ao investigar se a existência de Deus se impõeimediatamente à inteligência humana, Tomás de Aquinoconclui: "A proposição Deus existe, enquanto tal, éevidente por si, porque nela o predicado é idêntico aosujeito. Deus é seu próprio ser (...) Mas, como nãoconhecemos a essência de Deus, essa proposição não éevidente para nós, precisa ser demonstrada por meio doque é mais conhecido para nós, ainda que por suanatureza seja menos conhecido, isto é, pelos efeitos".Tomás de Aquino. Suma de Teologia, I, q.2, a.1. Tradução: Editora Loyola.Considerando o texto acima e o tipo de abordagem deTomás de Aquino acerca da existência de Deus, julgue ositens seguintes.I Todo homem possui um conhecimento a priori daexistência de Deus.II A existência de Deus pode ser afirmada por intermédioda reflexão sobre os fenômenos deste mundo.III Do predicado da proposição "Deus existe", o homeminfere imediatamente a existência divina.IV Tomás de Aquino atribui a Anselmo a tese de que aexistência de Deus é evidente por si mesma.V A propósito da substância divina, a inteligência humanapode conhecer o "que ela é".Estão certos apenas os itensA I e III. C III e IV. E IV e V.B II e IV. D III e V

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
1

A alternativa correta é a B II e IV.

Tómas de Aquino usava de argumentos e aspectos racionais para explicar sobre a fé.Como filósofo foi importante enquanto padre na Idade Média e ficou conhecido posteriormente como  "Príncipe da Escolástica".

Ele tinha inspiração em filósofos clássicos, principalmente Aristóteles já que usava do realismo aristotélico para seus seguidoresem que apresentava, em muitos eventos, o idealismo de Platão.

Em seus argumento sobre a existência de Deus, ele afirmava que era possível identificar sua existencia por meio dos fenõmenos que ocorriam.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes