Português, perguntado por taizdepaula210595, 1 ano atrás

Ao intitular a poesia de “A rosa de Hiroshima”, Vinícius de Morais faz uma associação entre as imagens da rosa e da bomba de Hiroshima. Os termos que, objetivamente, conduzem o leitor para tal ligação são:

a) Rosa com cirrose, rosas cálidas.


b) Rotas alteradas; cegas inexatas.


c) Rosa radioativa, anti-rosa atômica.


d) Crianças mudas, feridas.


e) Crianças telepáticas; rosas cálidas.

Soluções para a tarefa

Respondido por jessicaasouza1988
47

Rosa radioativa, anti-rosa atômica.

RESPOSTA CORRETA  - C

As duas expressões associam objetivamente as imagens da rosa/anti-rosa à imagem da bomba "radioativa" e "atômica".

Respondido por hstarplus
2

No poema "A rosa de Hiroshima", Vinícius de Moraes deixa clara a conexão entre a flor rosa e a bomba atômica ao falar sobre a c) Rosa radioativa, anti-rosa atômica.

Ao se referir à rosa radioativa, o poeta conecta a natureza destruída ao redor e a abundância de radiação que as cidades atingidas pelas bombas foram expostas, tendo até mesmo uma rosa ficado radioativa.

Além disso, ao falar da anti-rosa atômica cria uma conexão entre o belo da rosa, sendo a anti-rosa o feio, destruído, atômico.

Interpretando A rosa de Hiroshima.

Vinícius de Moraes publicou "A rosa de Hiroshima" em 1946, apenas um ano depois da explosão das bombas atômicas Fat Man e Little Boy pelos estado-unidenses, nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

Anos mais tarde, o grupo musical Secos e Molhados gravou "A rosa de Hiroshima" como canção, em 1973.

Enquanto diplomata, Vinícius de Moraes conhecia muito bem sobre política internacional, compreendendo o impacto das bombas atômicas na sociedade e na história mundial. Em "A rosa de Hiroshima", o eu lírico usa o imperativo para pedir: "pensem" - naqueles que pereceram com as explosões, mas em seus sobreviventes que viveram com sequelas, como as "crianças mudas, feridas".

Para saber mais sobre Vinícius de Moraes:https://brainly.com.br/tarefa/24752354

#SPJ2

Perguntas interessantes