ao glr. eu to com um pouco de dificuldade nesse conteudo, ajd nois ae (se puderem fazer com o calculo para eu entender eu agradeço ) pq a professora fez uns exemplo bem facil , mas agr os exercicio ta me bugando.
1) Uma mulher com sangue A e heterozigota, está esperando um filho de um homem com sangue O. Calcule a probabilidade da criança ser do sangue O também.
2) Um homem com sangue AB casa-se com uma mulher que possui o sangue O. calcule a probabilidade de uma criança desse casa apresentar o sangue A.
3) Uma mulher miope e com sangue O tem um filho com um homem com visão normal e cujo sangue é A. O home é heterozigoto para ambas as características. Calcule a probabilidade de esse filho ser miope e ter sangue O.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Se uma mulher é heterozigota para o sangue tipo A significa que o genótipo dela é: . E o marido como é do sangue O só pode ser , pois tipo O é recessivo. Sendo assim cruzando x , temos como resultado: , , e , ou seja a probabilidade da criança ser do tipo O é de 50%.
2) O genótipo do sangue AB só pode ser e do O, . Cruzando os dois temos: , , e . Assim a probabilidade da criança ser do tipo A é de 50%.
3) Agora temos duas características para ser levada em conta, a miopia e o tipo sanguíneo. Miopia é recessiva, ou seja, é representada por 'aa' para quem é afetado, portadores são 'Aa' e pessoas normais são 'AA'. Tipo O é e tipo A pode ser ou , mas a questão diz que o homem é heterozigoto para ambas, ou seja, ele é 'Aa' e . A mulher sendo assim é 'aa' (pois ela é míope) e . Cruzando primeiro a probabilidade da criança ser míope temos: Aa x aa= Aa, Aa, aa e aa, 2/4 de probabilidade da criaça ser miope. Agora o tipo sanguíneo, x = , , e , também probabilidade de 2/4. Agora para calcular a probabilidade dos dois eventos ocorrerem ao mesmo tempo multipicamos as duas frações, podemos simplifica-las dividindo-as por 2, assim ficam 1/2.
1/2 x 1/2 é igual a 1/4 que é a mesma coisa de 25%.
Espero ter ajudado!