História, perguntado por arturcampi17p4txrb, 1 ano atrás

Ao final do século VI, os romanos patrícios expulsaram os reis etruscos e criaram a República (que significa que o governo é uma coisa pública). Podemos afirmar que todos em Roma tinham cidadania? Quem não tinha? Algum grupo tentou mudar esta situação?​

Soluções para a tarefa

Respondido por becaoliveira379
5

Resposta:

A cidadania romana era atribuída somente aos homens livres (nem todos os homens livres eram considerados cidadãos). Os cidadãos tinham o Direito: a ser sujeito de Direito privado (jus civile); ao acesso aos cargos públicos e às magistraturas; à participação das assembleias políticas; e às vantagens fiscais.

Não tinha?

Direito de Cidadania em Roma. A cidadania romana foi na sua fase inicial apenas atribuída àqueles que vivessem em Roma, tendo-se contudo alargado com as conquistas. ... que o imperador Caracala emitiu um édito no qual se declarava que todo o homem livre que vivesse na extensão do Império Romano era cidadão de Roma.

Grupo que tentou mudar:

Os irmãos Graco, Tibério e Caio, foram dois políticos em Roma marcados por procurarem realizar uma reforma agrária nesse território. As propostas de ambos causaram grande agitação política e resultaram na articulação de grupos para assassiná-los. As motivações que levaram os dois a defenderem propostas em defesa da população mais pobre ainda são debatidas pelos historiadores, apesar disso e de  qualquer forma, elas evidenciaram o real limite das pautas em defesa dos mais pobres naquele período.

Espero ter ajudado!!

Perguntas interessantes