Ao final da Segunda Guerra, dois dos países vencedores (EUA e URSS) despontaram como grandes potências mundiais. Nesse contexto teve início um "conflito" ideológico, político, econômico e uma disputa por áreas de influência, no afã de estabelecer cada qual o seu modelo e impor as suas idéias.
A partir da observação cuidadosa, identifique a que conflito o texto se refere, países envolvidos, análise as idéias defendidas por cada lado e seus desdobramentos pelo mundo inclusive no Brasil.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
o "conflito" é a Guerra Fria; uma espécie de conflito não declarado entre duas superpotências, envolvidos estão EUA e URSS, o estados unidos defendia o capitalismo e a URSS o "socialismo", com isso aconteceu a guerra do Vietnã, as coreias tambem, o Brasil integrou o bloco capitalista, no entanto, a partir de 1961 o presidente João Goulart (Jango) desenvolveu uma política externa independente do apoio das superpotências da Guerra Fria. Jango fortaleceu os movimentos sindicais, estudantis, camponeses e populares. Além desses fatos, o então presidente promoveu uma aproximação política entre o Brasil e a União Soviética, o que desencadeou atritos com as lideranças políticas, econômicas e militares do Brasil.
biacodeceira:
muitooooo obrigadaaaaa
Perguntas interessantes