Ao final da conferência de Bandung, seu participantes formularam dez princípios, dentre os quais apresentarmos alguns deles a seguir.
Soluções para a tarefa
A conferência de Bandung realizada em 1955 reuniu diversos países asiáticos e africanos com o intuito de discutir a pressão exercida pelos EUA e URSS na Guerra Fria, que, para esses países, era considerado um neocolonialismo. Foi nessa conferência que foi cunhado o termo Terceiro Mundo, pois o objetivo dessa conferência era criar uma cooperação econômica e cultural de países e se colocando como neutros na polarização entre as duas grandes potências.
Seguem os 10 princípios:
1. Respeito aos direitos fundamentais, de acordo com a Carta da ONU.
2. Respeito à soberania e integridade territorial de todas as nações.
3. Reconhecimento da igualdade de todas as raças e nações, grandes e pequenas.
4. Não-intervenção e não-ingerência nos assuntos internos de outro país. (Autodeterminação dos povos)
5. Respeito pelo direito de cada nação defender-se, individual e coletivamente, de acordo com a Carta da ONU
6. Recusa na participação dos preparativos da defesa coletiva destinada a servir aos interesses particulares das superpotências.
7. Abstenção de todo ato ou ameaça de agressão, ou do emprego da força, contra a integridade territorial ou a independência política de outro país.
8. Solução de todos os conflitos internacionais por meios pacíficos (negociações e conciliações, arbitragens por tribunais internacionais), de acordo com a Carta da ONU.
9. Estímulo aos interesses mútuos de cooperação.
10.Respeito pela justiça e obrigações internacionais.