História, perguntado por allaninhajsa, 7 meses atrás

Ao fim de uma madrugada e confusa, de 14 para 15 de novembro de 1889, vários grupos militares de oposição concentraram-se diante do Ministério do Exército do Rio de Janeiro (onde estava reunido o governo imperial) e seu protesto culminou com a proclamação da República pela mais importante figura militar do país, o marechal Deodoro da Fonseca." (100 Anos de República - Um retrato Ilustrado da História do Brasil. 1904-1918. vol.2. Ed. Abril. São Paulo, 1989)O início da República no Brasil foi descrito, desde sua fundação, como uma “proclamação”. No entanto, cada vez mais, os historiadores preferem o termo “golpe de Estado”, pois:

Soluções para a tarefa

Respondido por lauralourencorovt7bt
1291

Resposta:

LETRA B : Não houve participação popular e foi dirigido a um governo constitucional.

Um golpe de estado é definido quanto um governo legitimamente constituído é destituído de forma violenta e sem participação dos cidadãos, como foi o caso da República do Brasil.

Respondido por maarigibson
6

Muitos historiadores preferem tratar a "proclamação da república" como um golpe de estado porque não houve participação popular e o governo derrubado havia sido constituído a partir da Constituição (alternativa B).

Proclamação da república ou golpe de estado?

Apesar de não ter existido apoio de forças internacionais no golpe do 15 de novembro de 1889, também não existiu participação popular na implantação da república. Na verdade, transformar o Brasil em uma república era, mais uma vez, parte dos planos da elite para continuar em seu local privilegiado.

Leia mais sobre a Primeira República em:

https://brainly.com.br/tarefa/25376678

Como a questão está incompleta, seguem abaixo as alternativas:

a) A república foi implantada por grupos apoiados por forças internacionais.

b) Não houve participação popular e foi dirigido contra um governo constitucional.

c) A intenção primeira era derrubar o gabinete do visconde Ouro Preto e não proclamar um novo regime.

d) Foi realizada durante a madrugada e não à luz do dia.

Anexos:
Perguntas interessantes