Ao fazer um experimento para medir a densidade da água um estudante
verificou que a água líquida apresentou valor de lg/cm3 e a água sólida (gelo) apresentou
densidade igual a 0,92 g/cm3. Explique por que, mesmo se tratando da mesma substância
química, os valores de densidades foram diferentes.
Soluções para a tarefa
Resposta:Ao se congelar, a água, diferentemente de todas as outras substâncias, deixa espaços entre seus grupamentos atômicos. Então, a massa correspondente ao volume do gelo (água no estado sólido) é menor do que a massa correspondente ao mesmo volume de água no estado líquido....
Resposta:
As propriedades físicas e químicas da água não se igualam às propriedades de nenhum outro líquido
Entre essas características peculiares da água está a sua densidade no estado líquido e no estado sólido, isto é, na forma de gelo.
Geralmente, quando está no estado sólido, a substância se apresenta mais densa que no estado líquido. No entanto, é exatamente o contrário o que acontece com a água. Quando líquida e em temperatura ambiente (cerca de 20ºC), a sua densidade é aproximadamente igual a 0,99 g/cm3. Ela atinge a sua densidade máxima em aproximadamente 4ºC, que é de 1,000 g/cm3. Mas quando passa para o estado sólido, com temperaturas de 0ºC ou menos, sua densidade diminui para cerca de 0,92 g/cm3.
Explicação:Visto que o gelo é menos denso que a água, ele flutua sobre ela,
no caso dos icebergs, imensos blocos de gelo formados por água pura, que flutuam sobre os oceanos de água salgada, que é ainda mais densa por causa dos sais dissolvidos.