ao fazer a partilha de um continente africano no final do século XIX,os colonizadores europeus não respeitaram as fronteiras existentes e delimitam novas fronteiras que ficaram conhecidas como fronteiras artificiais
Soluções para a tarefa
Resposta:
tem como mandar a pergunta toda? tá incompleta
se for essa a resposta é a letra C
A partilha do continente africano no final do século XIX pelos colonizadores europeus criou as chamadas fronteiras artificiais. Grande parte destas fronteiras foi mantida após o processo de independência dos países africanos.
Com base nesse contexto e nos conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar.
a) A definição de fronteiras artificiais refere-se ao fato de que diversas nações e grupos étnicos, muitos deles rivais, foram colocados dentro de um mesmo território colonial, não respeitando as suas diferenças.
b) Com o processo de descolonização da África e a manutenção das fronteiras artificiais, intensificaram-se os conflitos pela disputa entre os países mais industrializados e os menos desenvolvidos.
c) Dentro dessas fronteiras artificiais, no período entre as Grandes Guerras Mundiais, os Estados Unidos e a União Soviética, interessados em aumentar sua influência no continente africano, financiaram e estimularam os conflitos.
d) Além das fronteiras artificiais, outros fatores que têm motivado os conflitos dentro do território africano são os de ordem socioeconômica (pobreza e epidemias) e ambiental (desertificação e estresse hídrico).
Resposta:
letra a
Explicação: