Ao falar em referenciais de políticas curriculares, Pacheco (2003) enfatiza que, no que tange à democratização curricular, a partir dos conceitos de igualdade/desigualdade e a homogeneização/diversificação, há quatro possibilidades. A possibilidade cuja pretensão é de igualizar os alunos de acordo com as exigências políticas e sociais da não discriminação é denominada:
Soluções para a tarefa
De acordo com o enunciado que fala sobre as políticas curriculares e suas exigências. Podemos dizer que é possível encontrar a possibilidade de igualizar os alunos de acordo com essas exigências na alternativa: E) Política curricular igual e homogênea.
Direito à educação
A educação é um direito de todo cidadão e consta na constituição que é uma condição social básica para a formação de uma sociedade democrática, plural, inclusiva, economicamente justa e produtiva.
No artigo 205 da constituição deixa claro que com a colaboração da sociedade, deve existir o incentivo para que haja desenvolvimento e o cidadão seja capaz de exercer suas funções na cidadania e ser qualificado para trabalho.
Por isso todos têm o direito de ter acesso à educação para que possam fazer parte de uma sociedade e serem capazes de contribuírem para que o meio em que estão inseridos possa evoluir e avançar.
O restante do enunciado é:
a) Política curricular homogênea e desigual.
b) Política curricular diversificada e desigual.
c) Política curricular de conflito e aliança.
d) Política curricular igual e diversificada.
e) Política curricular igual e homogênea.
Saiba mais sobre Política curricular em: https://brainly.com.br/tarefa/15371024
#SPJ4