Ao falar do regionalismo no Brasil, Darcy Ribeiro fala da existência de “cinco brasis”. Cada um deles como sendo o resultado de encontros e migrações que se desenvolveram de forma variada em cada uma das regiões brasileiras, dando-lhes aspectos sociais e econômicos variados. Sobre as características gerais desses “cinco brasis”, leia as afirmações abaixo:
I – Na região amazônica, temos, fruto da miscigenação entre o branco e o índio, a figura do caboclo. Região esta que, por ser afastada e ter permanecido isolada por muito tempo, possui, ainda, muitos traços nativos originais.
II – No nordeste, temos o sertanejo, herdeiro de uma escravidão abolida e sofrido devido as constantes secas que tornam a agricultura difícil e dão espaço ao “coronelismo” baseado na submissão, não sem resistência, aos grandes proprietários de terra.
III – No sul e no sudeste, temos o caipira, fruto das bandeiras, de incursões colonizadoras ou guerras por disputas territoriais, que vive aflito diante do progresso que consigo traz a marcha agrária da qual ele tanto foge.
IV – Na faixa litorânea, a figura do crioulo é resultado dos encontros étnicos entre brancos, índios e negros que, ao habitarem os primeiros núcleos urbanos do Brasil, se dedicaram as mais variadas atividades.
V – No sul, a leva de imigrantes acabou por disseminar as culturas estrangeiras e eliminar a antiga cultura dos pampas.
É correto, apenas, o que se lê em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III.
Alternativa 2:
I, II e IV.
Alternativa 3:
II, III e IV.
Alternativa 4:
I, II, IV e V.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
alternativa 5
Explicação:
apesar da leva de imigrantes no sul, as culturas se fundiram, a antiga cultura dos pampas ainda é muito intensa em nossa região. O que houve foi mais uma mistura do que uma eliminação da cultura. tá na pagina 228 de antropologia cultural. unidade 4
Perguntas interessantes