Ao estudarmos sobre os princípios de uma escola cidadã, verificamos que parte deles estão situados dentro de seus processos de autonomia, ou seja, não existe escola cidadã sem autonomia. Logo, a escola cidadã é a escola autônoma. Considerando essas informações, analise as afirmativas abaixo: I. A escola autônoma deve ser democrática quanto à sua gestão e quanto ao acesso e permanência de todos os alunos na escola. A escola tem um caráter social, público e espaço aberto para a elaboração da cultura. Ela deve ser um lugar de disciplina. II. Para ser autônoma, a escola não pode ser dependente de órgãos que elaboram suas políticas, nas quais ela é uma mera executora das mesmas. III. A escola autônoma deve valorizar o contrato de 40 horas com 4 horas de aula e 4 horas para atividades e substituição. Valorizar a escola não significa levar atividades escolares para escola. É preciso um resgate da valorização do professor. IV. É necessário valorizar a iniciativa pessoal e os projetos das escolas. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: I e III, apenas. Alternativa 3: I e IV, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Todos os itens estão corretos.
Pagina 117 do livro Prática de ensino: concepção e organização.
Respondido por
0
Olá!
A resposta correta é a Alternativa 5: I, II, III e IV.
Bom, a escola democracia surgiu justamente para que todos pudessem ter acesso aos estudos, pois como sabemos há um tempo atrás isso era apenas privilegio da classe alta.
Então para que isso ocorra é necessario que essa instituição possua uma autonomia para lidar com a sua própria gestão, desde que esteja de acordo com a legislação vigente. Sendo dever não só dos alunos, mas da comunidade como um todo que apoie os projetos da mesma.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Perguntas interessantes