Ao estudarmos a própria história da ciência nos mostra que o conhecimento científico é ________ e que aquilo que foi verdade ontem se transformou em erro ou, pelo menos, em imprecisão hoje. O exemplo do _______ é esclarecedor e perfeito: ao ser proposto, foi assim chamado por acreditar-se que era a ______ partícula, indivisível, da matéria. Posteriormente verificou-se que ele por sua vez era composto por prótons, elétrons e nêutrons, que hoje também deixaram de ser ________ elementares da matéria.
a.
histórico – átomo – maior – partículas.
b.
histórico – átomo – menor – partículas.
c.
sociológico – próton – maior – partículas.
d.
histórico – elétron – menor – partículas.
Soluções para a tarefa
Alternativa correta:
b. histórico – átomo – menor – partículas.
Ao estudarmos a própria história da ciência nos mostra que o conhecimento científico é histórico e que aquilo que foi verdade ontem se transformou em erro ou, pelo menos, em imprecisão hoje.
O exemplo do átomo é esclarecedor e perfeito: ao ser proposto, foi assim chamado por acreditar-se que era a menor partícula, indivisível, da matéria.
Posteriormente verificou-se que ele por sua vez era composto por prótons, elétrons e nêutrons, que hoje também deixaram de ser partículas elementares da matéria.
Todo o conhecimento é criado através do tempos histórico. O conhecimento é cumulativo. Muito se evoluiu, e conceitos desenvolvidos racionalmente e aceitos em determinado período, foram refutados.
Foi Leucipo de Mileto, o criador da teoria atomista. No mundo haveria a matéria e o vazio, sendo a matéria constituída por átomos, partículas minúsculas e indivisíveis. Hoje sabemos que os átomos são constituídos por partículas subatômicas como os prótons, nêutrons, elétrons, pósitrons, quarks, neutrinos e mésons.
Bons estudos!