História, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

Ao estudarmos a história do Egito Antigo, é comum dissociarmos esse Estado do restante do continente africano. Em geral, passa-se nas escolas a ideia de que o Egito foi um Estado fechado em si e com nenhuma interação, ou muito pouca, com demais Estados do período.

A esse respeito, analise as afirmações a seguir:

I) O proeminente comércio realizado entre Egito e Kush é apenas um dos muitos indícios que demonstram a incoerência dessa premissa.

II) Embora carregada de preconceitos associados a África, o raciocínio está correto, uma vez que o comércio em África apenas se inicia no século XVI.

III) Essa premissa costuma ignorar o pertencimento do Saara ao continente africano e o constante comércio transaariano.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)

apenas I.
b)

apenas II.
Alternativa assinalada
c)

apenas III.
d)

apenas I e II.
e)

apenas I e III.

3)

"Assim, com o surgimento do empiricismo histórico no século XIX a África passa então a ser concebida como parte a-histórica do mundo. Friedrich Hegel enfaticamente definiu a África como apêndice da história mundial. Deve-se esclarecer que para Hegel o Egito e toda a região norte africana, que possuíam relações com a Europa, não faziam parte propriamente da África"

(SANTOS, Beatriz Carvalho. História da África e Literatura: os relatos de viajantes e sua utilização como fonte histórica. Sérgio Ricardo da Mata, Helena Miranda Mollo e Flávia Florentino Varella (orgs.). Anais do 3º Seminário Nacional de História da Historiografia: aprender com a história? Ouro Preto: Edufop, 2009. p. 1).

O raciocínio de Hegel sustentou correntes históricas sobre África até meados do século XX. Um dos motivos para isso era a ausência de fontes escritas em África. Compreendendo a história dos berberes, assinale a alternativa que apresenta um argumento que refuta a ideia da ausência de uma cultura escrita:

Alternativas:

a)

A presença de hieróglifos no Império Axum.
b)

A criação da escrita etíope a partir de elementos árabes.
c)

O desenvolvimento da escrita cuneiforme na Núbia.

d)

A presença de ideogramas entre restos arqueológicos fenícios.
e)

Os documentos produzidos em latim em Damasco.

4)

"O caráter determinante do breve período colonial [...] resulta principalmente do fato de a África ter sido despojada de seu poder [...] durante os séculos que precederam esse período, a África mantinha ainda em suas trocas comerciais certo controle da vida econômica, política e social, embora com desvantagens no comércio com os europeus. Até mesmo esse pequeno controle dos negócios internos se perdeu sob o colonialismo [...]".

(RODNEY, 1972, p. 245-6, apud RANGER, T. O. Iniciativas e resistência africanas em face da partilha e da conquista. In BOAHEN, Adu A. História Geral da África - Vol. II. A África sob dominação colonial, 1880-1935. Brasília: UNESCO, 1991, p.55).

Sobre as trocas comerciais no Norte e Nordeste da África, que se estabeleceram antes do século XV, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Os maiores responsáveis pela dinâmica das rotas comerciais transaarianas foram os berberes.

( ) Embora as rotas apresentem um funcionamento comercial proeminente, as interações limitavam-se ao território do continente africano e suas populações.

( ) O fator decisivo para o sucesso do comércio berbere foi o número de sua população e por constituírem um povo único.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:

a)

V - V - F
b)

V - V - V
c)

V - F - F
d)

F - V - V

e)

F - F - V

5)

Embora seja possível ainda hoje encontrar pessoas que divulguem uma noção da África como continente fechado em si, sabemos que a presença de outras culturas e religiões é bastante antiga, seja com os europeus e a religião católica ou árabes e o islã.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I) Utiliza-se o conceito de civilizações na África a partir do século VII d.C. quando se inicia a expansão do islã.

II) A chegada do Islã na África é um dos motivos para seu atual subdesenvolvimento, de acordo com historiadores.

III) Muito antes da chegada de europeus e árabes na África, esta já apresentava impérios estruturados politicamente.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)

apenas I.
b)

apenas II.
c)

apenas III.

d)

apenas I e II.
e)

apenas II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por Vanhielly
2

Resposta:também quero saber

Explicação:

Perguntas interessantes